Como já dizia Fernando Pessoa o que a Administração Pública necessita é de organização.
De facto é, facilmente, constatável, que a imagem que transparece para a generalidade dos cidadãos é a da falta de organização na generalidade dos serviços. Pior que isto é a ideia generalizada de tal é fruto da má vontade, da incapacidade e da incompetência dos Funcionários. Ora isto corresponde a uma ideia pré-concebida, ao que é possível deduzir, por aqueles que comendo, e muito à mesa do orçamento, são os grandes responsáveis pelos sucessivos impedimentos provocados de forma a evitar a modernização da Administração Pública.
DE facto se fosse feita uma análise à forma como têm sido ocupados os cargos dirigentes da Administração Pública, nos últimos 30 anos, poder-se-ia concluir que os maiores entraves, seriam causados por todos aqueles que ocupam esses lugares à décadas sucessivas.
É a preocupação em manter os seus poderes e os seus clãs que tem conduzido à impossibilidade de modernização da Administração Pública.
Também aqui um dos objectivos anunciados pelo Senhor Ministro da Agricultura ficou por concretizar: a obrigatoriedade da concretização do princípio da rotatividade nos cargos de chefia. Contrariamente ao que o Senhor Ministro anunciou, assistimos à manutenção dos mesmos nos mesmos cargos ou quando muito mudou a designação mas mantiveram o estatuto.
Mantêm-se assim redes e teias de pequenos poderes dentro dos serviços e, com toda a legitimidade, os dispensados podem pensar que o seu afastamento foi devido ao facto de não pertencerem a nenhum desses clãs ou não estarem incluídos em nenhume teia que permita a perpetuação de alguns.
É obrigatório perguntar, nesta fase, qual ou quais as razões que impediram o Senhor Ministro de aplicar os seus objectivos? Sim, impediram porque a rotatividade dos dirigentes não aconteceu. Mantiveram-se os mesmos. E foram estes que prepararam a decisão que visou, ao que parece, com toda a objectividade, os afastamento dos Funcionários que mais longe deles estavam.
Se alguèm tiver dúvidas sobre o relato dos factos bastará ir seguindo com um mínimo de atenção o que desde Setembro tem vindo a ser editado neste blog.
Em nome da clareza e da transparência de processos, os Funcionários dispensados, não deixrão de urilizar todos os meiso que tiverem ao seu alcance para atingir os seus objectivos: terem acesso aos fundamentos e justificações que seviram de base ao seu afastamento/dispensa dos serviços.
A Adminsitração Pública Portuguesa enquanto instrumento da estratégia nacional, de promoção da nossa identidade enquanto Nação independente e ao serviço das políticas públicas, necessita de urgentes medidas de modernização. Mas tais medidas para terem sucesso devm estar suportadas em medelo organizativo adaptado à nossa realidade assim como à nossa cultura organizacional.
O que está a ser feito, dificilmente, poderá ter sucesso já que tudo o que até agora foi feito foi em prejuízo dos Funcionários Públicos. E não reforma que tenha sucesso se os seus promotores e fautores forem objecto de ostracização.
Os Funcionários Públicos têm que ser ganhos para o imprescidível e urgente processo de modernização Pública.
Nada do que está a ser pensado e executado poderá ter sucesso já que está a ser feito sem os Funcionàrios Públicos e prior que isso está ser feito contra e/ou em desfavor desses mesmos Funcionários.
LEMBRAI-VOS QUE O SUCESSO DE TODAS AS POLÍTICAS PÚBLICAS ESTÁ, TOTALMENTE, DEPENDENTE DA ACÇÃO E DO EMPENHAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS.
DE TODOS QUANTOS FORAM COLOCADOS ILEGALMENTE EM SITUAÇÃO DE MOBILIDADE ESPECIAL
O QUE PENSA SEVINATE PINTO DA MOBILIDADE ESPECIAL
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A EXIGIR CONFIRMAÇÃO
MOBILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PORTUGUESA
quarta-feira, 26 de dezembro de 2007
PORQUE CHEGOU A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A ESTE PONTO?
QUEM TERÁ SIDO O PROPRIETÁRIO DESTA VIATURA?
QUEM TERÁ SIDO O PROPRIETÁRIO DESTA VIATURA?
MOBILIZADOS
Esta nova figura criada pela anunciada Reforma da Administração Pública tinha desaparecido do léxico habitual entre cidadãos.
Desde o fim da guerra colonial que esta figura não era "vista" em Portugal.
Chegou com o ano de 2007, mas com um sentido oposto ao do próprio termo. Em condições normais, mobilizar, indicia movimento, mas na Administração Pública Portuguesa passou a indiciar paragem - inactividade - desemprego.
Está previsto remeter 75 000 (setenta e cinco mil funcionários públicos) para a situação de mobilidade (parados).
Os custos sociais, económicos e financeiros vão ser enormíssimos.
Portugal necessita de criar riqueza e esta só nasce fruto do trabalho. Impedir funcionários de trabalhar só contribui para aumentar a pobreza e a exclusão.
Só o trabalho gera inovação e riqueza.
Se queremos que Portugal cresça e se desenvolva é fundamental criar as condições para que os cidadãos trabalhem.
É necessário transmitir confiança aos investidores.
É preciso criar condições para aumentar o n.º de postos de trabalho.
Desde o fim da guerra colonial que esta figura não era "vista" em Portugal.
Chegou com o ano de 2007, mas com um sentido oposto ao do próprio termo. Em condições normais, mobilizar, indicia movimento, mas na Administração Pública Portuguesa passou a indiciar paragem - inactividade - desemprego.
Está previsto remeter 75 000 (setenta e cinco mil funcionários públicos) para a situação de mobilidade (parados).
Os custos sociais, económicos e financeiros vão ser enormíssimos.
Portugal necessita de criar riqueza e esta só nasce fruto do trabalho. Impedir funcionários de trabalhar só contribui para aumentar a pobreza e a exclusão.
Só o trabalho gera inovação e riqueza.
Se queremos que Portugal cresça e se desenvolva é fundamental criar as condições para que os cidadãos trabalhem.
É necessário transmitir confiança aos investidores.
É preciso criar condições para aumentar o n.º de postos de trabalho.
counterwebkit2008
Quais as medidas que melhor poderão contribuir para a diminuição do déficit público?
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